top of page
Saiba mais sobre o movimento das Igrejas Batistas.

Igrejas Batistas

Por que diferentes denominações?

A Igreja bíblica é única e perfeita aos olhos de Deus, pois ela foi comprada pelo sangue eterno de Jesus Cristo, no entanto, em uma pespectiva terrena a pecaminosidade humana tende a distanciar a prática da Igreja da vontade santa do Senhor revelada nas Escrituras Sagradas. Por isso, temos uma série de donominações que se dividiram no decorrer da história do Cristianismo.

No plano terreno nunca encontraremos uma igreja perfeita com líderes 100% santos e com uma membresia totalmente saudável. Cada igreja está sucetível as malezas oriundas do pecado, mas como diz a Palavra de Deus "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" ( Mateus 18:07).

O desafio da Igreja é buscar a santidade custe o que custar, por isso o pecado deve ser refletido a luz das Escrituras e combatido com as armas do Senhor. As doutrinas são maneiras de usarmos as armas de Deus para o fortalecimento da Igreja. Porém, devido as divergências de opiniões por análises erradas de certas passagens das Escrituras ou porque observam a Bíblia pelas lentas do liberalismo doutrinas não-bíblicas são incorporadas no seio da igreja local.

Dessa maneira os líderes das Igrejas vão conduzindo seus rebanhos para o caminho que consideram mais salutar diante do Senhor e o próprio Deus cobrará desses homens se não fizerem um bom trabalho ao reino de Deus. 

Nesse sentido a Igreja Batista aparece de maneira mais evidente após o período da Reforma Protestante, mas ao contrário da maioria dos outros grupos ela não possui um fundador evidenciado. Sua origem é europeia, mas não temos dados conclusivos quanto a sua exata localização inicial ou data de fundação.

Ela é uma denominação de orientação tradicional que mundialmente possui mais de 75 milhões de membros, destes cerca de 4 milhões estão situados no Brasil (segundo censo de 2010) com mais de 6.000 congregações locais.

Resumo introdutório

Igreja Batista é uma denominação que surgiu na Europa através de vários grupos que pensavam da mesma forma. Não tem data oficial de criação, pois foi surgindo aos poucos em vários lugares diferentes da Europa. Nunca houve, oficialmente, uma igreja fundadora, nem um fundadoɾː a expressão apareceu em vários tempos e lugares diferentes. As Igrejas batistas interpretam o batismo (imergir em água) como uma exposição pública de sua fé. A denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses ou movimentos de anticonformismo do século XVI. Um importante movimento batista surgiu em uma colônia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.

A Igreja Batista é uma denominação histórica. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle. A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul, dos Estados Unidos, com pouco mais de 16 milhões de membros e mais de 42 mil igrejas filiadas, mas há muitas outras associações de batistas no mundo. Esta organização, porém, não faz parte da Aliança Batista Mundial (WBA), que congrega a maior parte - 231 convenções e associações nacionais batistas em 121 países, com pouco mais de 42 milhões de membros e 177 mil igrejas. No Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional, ambas filiadas à Aliança Batista Mundial.

bottom of page