Conheça um pouco mais de nossa história

Fachada - Igreja Batista Manancial Fortaleza Ceará

Igreja Batista Manancial foi fundada em 19 de novembro de 1964. Seu início, no entanto, remonta à alguns anos antes.

O casal Wayne e Elva Barber, missionários da Baptist Mid-Missions, trabalhavam na Escola Americana em Fortaleza e iniciaram um trabalho evangelístico próximo dali. Em Janeiro de 1962, os Barbers viajaram para os Estados Unidos, sendo substituídos na Escola Americana por um novo casal: Nilo e Alice Smith. O Pr. Nilo, que havia recentemente chegado a Fortaleza com toda a família, também assumiu a congregação.

Naquela época, os cultos ocorriam num local chamado “Coréia”, no bairro Tauape. A quantidade de participantes passou a aumentar bastante e aquele local se tornou pequeno. Alguns meses depois, a congregação adquiriu um terreno bem mais amplo, situado numa promissora avenida da cidade: Desembargador Moreira. O grupo estava então filiado à Igreja Batista do Mucuripe e recebeu o nome de “Congregação Batista Tevelândia” – nome este inspirado pela proximidade de um canal de TV. Naquele mesmo ano, a Congregação decidiu se tornar Igreja – nascendo assim a Igreja Batista de Tevelândia. O rol de membros inicial contava com 27 nomes. Algum tempo depois, começou-se a construção de um novo templo. O prédio, que ficou praticamente como a sede atual, foi inaugurado em Dezembro de 1970.

Durante as viagens do Pr. Nilo para os Estados Unidos, alguns pastores serviram provisoriamente na Igreja; entre eles, o Pr. Lyman (em 1966), o Pr. Diassis de Oliveira (por alguns meses) e o Pr. Walter Gordon (em 1971). Mas foi apenas em 1973 que o Pr. Nilo foi substituído em caráter definitivo. O pastor brasileiro convidado foi José Pereira da Silva, que vinha pastoreando uma Igreja Batista em Imperatriz (MA). Chegando a Fortaleza com sua esposa Rizomar, ele permaneceu nesse ministério por cerca de vinte anos.

Em 1986, chegou à Igreja um engenheiro que vinha se destacando como pregador no meio Batista Regular: Mauro Clark. Convidado pelo Pr. Pereira para auxiliá-lo, ele se tornou co-pastor no ano seguinte, sendo ordenado em Novembro de 1987. Com a saída do Pr. Pereira seis anos depois, o Pr. Mauro veio a assumir o trabalho como pastor titular. Tendo ao seu lado a esposa Sandra, ele também veio a servir na Igreja por cerca de duas décadas, até sua partida para novos rumos ministeriais. urante esses anos, diversos departamentos foram criados. A Igreja mudou de nome: a partir de 1993, passou a chamar-se Igreja Batista Manancial. Em janeiro de 2008 assumiu o Pr. Humberto de Medeiros.

No ano 2015 a Igreja Batista Manancial passou a ser presidida pelo seu atual pastor, Pr. Valney Veras. Ele é formado em Teologia no Seminário Batista do Cariri e pós-doutor em linguística pela UFC. Diretor Acadêmico e professor do SBC e Faculdade Batista do Cariri. Casado com Daniela e pai de Sofia e Estevão. Além do Pr. Valney atualmente compõe a equipe pastoral o Pr. Jaime Júnior nas áreas de Música e Adoração e o Pr. Bruno Leonardo no pastoreio infanto-juvenil.

Nessas cinco décadas de existência, temos colhido as mais diversas bênçãos do Senhor da Igreja – Jesus Cristo, que nos tem multiplicado com a um rebanho. Nosso alvo é sermos mantidos fiéis a Ele e ao nosso Pai, até o glorioso Dia em que o encontraremos nas nuvens.