Como saber se você está puro?

artigo_fogo_provado_no_fogo_-_igreja_Batista_Manancial_em_Fortaleza_Ceará.jpg

Motivada por esta pergunta e pelo ensino bíblico encontrado em Pedro, a missionária inglesa na Índia Amy Carmichael levou um grupo de crianças a um ourives tradicional. Ela queria descobrir como o ouro era purificado, fazendo assim, pensava ela, poderia entender a maneira como Deus nos testa ou prova. Já que a Bíblia faz um paralelo com o processo de purificação do ouro e com as provações do crente.

No local, ela viu que no meio de um fogo intenso alimentado por carvão havia uma cerâmica côncava. Na qual, encontrava-se uma mistura de sal, tamarindo e pó de tijolo. Ela viu o ourives colocando neste recipiente algumas jóias velhas, pedaços de barras de ouro e minérios, que pareciam ter graus diferentes de pureza. Ela observou que o ouro derreteu rapidamente devido à grande intensidade do fogo. Na medida em que o material aquecia no cinzel, uma fumaça começou a sair. Nesse momento, o ourives explicou para Amy que se ela olhasse bem para o material no fogo, perceberia as escórias flutuando na superfície. A escória, explicou ele, é a impureza presente no ouro que deve ser queimada.

amy_carmichel_-_igreja_batista_manancial_em_Fortaleza_-_Ceará_edited.jpg

Ficou claro no processo que conforme o fogo consumia a mistura, o ouro se tornava mais puro. De vez enquanto, o ourives tirava o ouro com uma pinça e, se não estivesse puro, ele o colocava novamente no fogo com uma nova mistura. Mas cada vez que o ouro era recolocado, o calor era aumentado. Nesta etapa final, Amy perguntou ao ourives como ele sabia que o ouro estava totalmente purificado. Ele respondeu que o ouro, estaria puro, quando ele pudesse olhar para dentro do recipiente e pudesse ver nitidamente o reflexo do seu rosto nele. Na mesma hora, Amy Carmichael entendeu que Deus prova os crentes até que Ele possa ver a imagem do Senhor Jesus Cristo em suas vidas.

O propósito principal de Deus para o discípulo cristão é a formação do caráter de Cristo nele. Paulo diz que Deus nos predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (Rm 8.29). Essa finalidade sobrepõe tudo mais. No cumprimento desse propósito, o Senhor faz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). Nesse entendimento, as provações são ferramentas nas mãos de Deus para formar Cristo em você. Ele quer ver a imagem de Jesus refletida em nós. Assim, nenhuma prova é em vão. Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo (1Pe 4.12).

Assim, diante do propósito das provações cabe-nos alegrar. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (1Pe 1.6-7).

Lembre-se que o trabalho do ourives não termina com a purificação do ouro. Depois, ele trabalha para torná-lo útil e belo. Igualmente, Deus nem sempre nos tira da provação quando já estamos purificados, mas continua trabalhando para que possamos ser vasos úteis no seu serviço.

Pr. Humberto Medeiros

Pastor Presidente