top of page
  • Foto do escritorigrejabmanancial

A Bíblia é o livro de Jesus


Certo pai me pediu que eu fizesse uma avaliação da sua resposta dada ao filho pequeno sobre a Bíblia. O menino havia perguntado ao pai de quem era a Bíblia. Preocupado em dar uma resposta breve e que fosse compreensível ao entendimento da criança o pai respondeu que a Bíblia é o livro de Jesus. Depois, em outra ocasião, ele me perguntou se a sua resposta estava correta. O meu sim veio baseado no texto de Lucas 4.14-21.

Esta passagem apresenta alguns fatos que confirmam a afirmação daquele pai que disse ao filho que “a Bíblia é o livro de Jesus”. Primeiro, a Bíblia é o livro de Jesus porque ela fala essencialmente da pessoa e da obra de Jesus (Lc 4.17, 18a). O tema que une todos os livros da Bíblia é Jesus. Note no trecho de Lucas que Jesus está na sinagoga e ele se levanta para a leitura do dia. O livro, que era um rolo, era guardado em lugar especial na sinagoga é passado para o leitor por um servidor. Não podemos saber se o texto foi escolhido por Jesus ou se era a leitura do dia. Mas, sabemos que a passagem que Jesus leu falava a respeito do Messias (Is 61.1,2). Isto é, dele mesmo. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu”. Depois de feita a leitura Jesus fez este comentário: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4.21).

Outro fato encontrado na narrativa bíblica que confirma que a Bíblia é o livro de Jesus é que ela declara o que ele veio fazer pela humanidade neste mundo. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19). Esses versículos falam a cerca do ministério do prometido do Messias. Ele veio pregar, curar e suprir todas as necessidades humanas. Essa citação de Is 61.1,2 faz alusão ao Ano do Jubileu (Lv 25.8-55), quando os escravos eram libertos, as dívidas eram canceladas e as propriedades ancestrais eram devolvidas à família original. Isaías predisse em primeiro lugar a libertação de Israel do cativeiro babilônico, mas Jesus proclamou a libertação do pecado e de todas as suas conseqüências. Ele veio trazer a boa notícia de salvação.

Finalmente, a Bíblia é o livro de Jesus porque Ele fala conosco por intermédio dela. A Bíblia é a forma especial de comunicação Divina com a humanidade. Como é bom saber que Jesus é o Deus que comunica conosco de forma inteligível! Desta forma, aprendemos a vontade de Deus para a nossa vida através do texto sagrado. Assim, quem deseja conhecer Jesus deve passar tempo envolvido com a Palavra. Portanto, ela fala dele, do que ele veio fazer e o que ele quer pra você. Por isso, ela é o livro de Jesus. Isso lhe interessa?

Pr. Humberto Medeiros


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page